A vacinação em lares de idosos de Santa Maria tem acontecido como planejado e com doses suficientes para imunizar todos os residentes. A entrega de vacinas pela prefeitura começou na última quarta-feira, e os lares contatados pela reportagem confirmaram que todas as vacinas já foram aplicadas. O objetivo da prefeitura, conforme o secretário de Saúde Guilherme Ribas, é imunizar 100% dos residentes das chamadas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Na tarde de quinta-feira, foi a vez do Lar das Vovozinhas imunizar as idosas contra a Covid-19.
Na primeira etapa, 1,6 mil profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 são vacinados
As doses da Coronavac chegaram no começo da tarde. As duas residentes de mais idade foram escolhidas para serem as primeiras a receber as doses. Iracelia Carvalho Ritzel, de 97 anos, e Eva Flores Oliveira, de 96, aguardavam com ansiedade a chegada da vacina. Após a imunização com a segunda dose e um período de segurança para consolidar a imunidade, elas poderão voltar a circular pelas instalações do Lar.
(AMPLIAR LAR DAS VOVOZINHAS)
Nos lares que receberam as doses ainda na tarde de quarta-feira, todas as vacinas foram aplicadas (confira abaixo) e suficientes para imunizar todos os idosos residentes. Em casos específicos, como no Lar Vila Itagiba, 61 das 63 doses disponíveis foram aplicadas, por dois idosos estavam impossibilitados. Eles receberão a vacina posteriormente. A vacinação nesses locais aconteceu ainda durante a quarta-feira, com exceção do Lar Mãe Medianeira, que imunizou os 27 residentes na manhã de quinta-feira.
40 municípios da região já vacinaram os primeiros moradores contra a Covid-19
As doses foram aplicadas apenas nos idosos. Os profissionais dos lares deverão receber a vacina em etapas posteriores da vacinação.
Conforme a prefeitura, está prevista, para esta quinta-feira, a entrega de doses da Coronavac para o Hospital da Brigada Militar, o Hospital da Unimed, Hospital Universitário (nova remessa) e aldeias indígenas.
IDOSOS IMUNIZADOS
- Vila Pieneza - 37 de 37
- São Gerônimo - 18 de 21 (três impossibilitados)
- Vila Itagiba - 61 de 63 (dois impossibilitados)
- Clínica La Vitta - 41 de 41
- Mãe Medianeira - 27 de 27
- Lar das Vovozinhas - 138 de 141 (três impossibilitados)
*colaborou Felipe Backes